Medo de fracassar? Conheça as dicas que te levam ao sucesso no empreendedorismo

Conheça os 5 pontos fundamentais de um planejamento de sucesso
21 de maio de 2017
Código do Sucesso: Medo de errar não pode mais te impedir de Prosperar como Empreendedor
4 de junho de 2017
Vinicius Almeida Coach

Vinicius Almeida Coach

Olá Sou Vinicius Almeida e sou Certificado internacionalmente pela: European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes (IAC).tenho formações em :
• Master Coach pela Universidade de PNL e Coaching,Coaching em Vendas ,Business and Executive Coaching.
com Certificação pelo IBC, Pratictioner em Programação Neurolinguística, formação em Hipnose Ericksoniana, Clinica e Clássica.
• Experiência de 15 anos na área comercial e empresarial.
• Atuo como coach para desenvolvimento de executivos, vendedores e empresários.
Vinicius Almeida Coach

O medo de começar algo novo é bastante comum, principalmente quando falamos em empreendedorismo. Diferentemente de trocar de trabalho ou até mesmo aceitar uma promoção no atual emprego, empreender demanda muito das características pessoais do indivíduo. É neste momento que muitas pessoas alimentam o medo de fracassar. Você está vivendo ou já passou por isso?

Alguns dos programas de coaching que já fiz e faço me inspiraram a falar cada vez mais sobre esse assunto. O medo não é um sentimento unicamente negativo, pelo contrário, pois ele serve como um termômetro que nos da um senso crítico de pensar se vamos ou não adiante. Porém, o medo nunca deve paralisar de forma recorrente. O medo no empreendedorismo serve apenas como um lembrete, um aviso de que existe uma fase importante antes de sair investindo ou criando algo. Afinal, negócios são negócios e ninguém entra no jogo para perder.

Os passos importantes para não fracassar no empreendedorismo

Existe um caminho padrão para os diferentes empreendedores, uma espécie de primeira fase que todos devem passar para evitar os erros e diminuir o medo de fracassar. Em vários acompanhamentos pude compartilhar esses conhecimentos fundamentais para quem quer ter sucesso nesta nova empreitada.

  • Conhecimento de causa

Ideias devem ser colocadas em prática após algumas pesquisas e estudos. O empreendedor de sucesso busca conhecer e pesquisar o que tem de mais próximo daquilo que ele deseja fazer, se aquilo realmente é uma inovação ou não. Muitas ideias surgem a partir da necessidade de ter uma ferramenta para resolver algo ou alguma situação. Automóveis, tralhares, suportes e outros produtos são exemplos de criações feitas a partir de necessidades.

  • Concorrentes

Qualquer negócio envolve concorrente. O empreendedor precisa conhecer as empresas que, de alguma maneira, competem com aquilo que ele está fazendo, seja oferecendo um produto ou serviço. Conhecer quem já está no segmento ajuda também a diminuir o medo de fracassar no empreendedorismo.

  • Planejamento

Planejar ainda continua sendo a melhor forma de prever os principais erros e acertos. O imprevisto acontece em qualquer segmento, porém quem está despreparado sofre mais com os desafios inesperados. Planejar não é sinônimo de controle, mas sim de precaução, onde é possível estabelecer os objetivos e as melhores formas de lidar com o que pode ocorrer de errado.

  • Autoconhecimento

Não adianta ter as melhores ferramentas de marketing ou publicidade sem ter o autoconhecimento. Cada vez mais percebo a necessidade que os empreendedores passam para buscar este tipo de instrumento para ter sucesso. O medo de fracassar só confirma que o empreendedor não está seguro naquele momento e a decisão de iniciar um negócio depende exclusivamente e inicialmente do seu eu. Quem decide com base no autoconhecimento tem mais força e coragem para seguir adiante. Tem também mais consciência!

O coaching muito além do autoconhecimento

Coaching vai além do autoconhecimento. Quando acompanho e realizo o programa com empreendedores, busco sempre dar novas ferramentas que ajudam também na produtividade, por exemplo.

No mapa de ação, outro estágio que o empreendedor vive ao colocar as ideias na prática, o programa de coaching auxilia com um mapa de execução mais focado, com objetivos traçados. Tudo isso faz diferença nesta trajetória.

As crenças também são trabalhadas paralelamente ao projeto do empreendedorismo. Afinal, o produto, a empresa e serviço terão visivelmente os traços do empreendedor. Quem você quer ser? O que quer transmitir nesta relação de negócios? Tudo isso é analisado e acompanhado no programa de coaching.

Não é exagero dizer que grandes mudanças são feitas a partir deste programa único e exclusivo que desenvolvo.

Conheça mais sobre o PFB- Performance for Business onde eu irei te ajudar a empreender sem perder tempo errando sozinho!!

Deixe um Comentário

comentários